quinta-feira, 20 de abril de 2017

Por que as noivas vestem branco?

Meninas, hoje vou contar um pouco da história do vestido de noiva, vocês sabem o por que do vestido branco de noiva?

No início os vestidos eram coloridos, inclusive o preto predominou na alta Renascença (século XVI), entrando no período barroco (século XVII), eram luxuosos, para demonstrar que as famílias que estavam se unindo tinham poder, o casamento era visto como arranjo comercial.

Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.

Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.

A versão que mais gosto é que o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta.

Por ser uma rainha, foi ela quem pediu o marido, o príncipe Albert, em casamento. Depois que o marido morreu, a rainha Vitória só usou preto, por isso se associa a época vitoriana a essa cor.

Veja as fotos da Rainha Vitória com seu vestido de noiva branco:












Nenhum comentário:

Postar um comentário