quinta-feira, 15 de junho de 2017

Por que as noivas usam véu?

Hoje vou falar um pouco sobre o por que que as noivas usam véu, o registro mais antigo vem da Bíblia. Também era costume na Grécia antiga. Como o centro das atenções de um casamento é a noiva eles acreditavam que coberta com o véu ela estava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens ou de outros pretendentes.
Para os árabes, o hijab (véu) quer dizer “o que separa as duas coisas”, em alusão à vida de solteira e de casada. O hábito foi popularizado depois do casamento da rainha Victoria.
Na Idade Média ele era um forte símbolo de nobreza, quanto maior o véu, maior a riqueza.

Com a chegada do cristianismo o uso do véu no casamento passou a ser interpretado como sinal de virgindade.


Uma outra explicação para o uso do véu é que ele tinha o propósito de ocultar o rosto da mulher ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Essa tradição levava o homem a dizer o famoso “sim” sem ter ideia da aparência física da noiva. Quando os casamentos eram arranjados e dotes eram negociados, muitas famílias queriam esconder o rosto da noiva até o último minuto possível, para que a jovem menos atraente não fosse rejeitada e estragasse o acordo. Desse fato muito provavelmente originou a superstição de que dá azar o noivo ver a noiva antes do casamento.
Atualmente as noivas têm a liberdade de escolher se usam véu ou não, no meu casamento eu usei, amei! Mas vai do sonho de cada noiva. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse acessório!
Foto do blog Papel e Estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário